O Golpe
Hand-Made art by Maria Maya
Arte Sacra e Religiosa, Restauro e Decoração
Maria Maya iniciou a sua atividade como autodidata em 2018 reabilitando peças de Oratórios e ousando pintar algumas caixas velhas de relógios, tornando-os nichos de oração.Fascinada pela Arte sacra e pelo restauro, percebe que tudo se harmoniza, como que numa renascença interior onde a música tão bem ajuda à precisão do toque, das mãos nas teclas ou da voz num agudo.” A necessidade de um espaço onde tornar orgânicos o sentimento fê-la buscar objetos e transforma-los com amor, de alguma forma sacraliza-los dentro do seu saber e conseguir assim ter o seu recanto de oração e meditação.
Maria Maya
“A vida encarregou-se de sussurrar-me, quando me sentia a morrer por dentro, de que era capaz e num Golpe de Asa iniciei a Formação em Arte Sacra e Restauro, que até agora tem sido um porto de abrigo para a minha alma e para o meu espírito. A decoração que sempre me fascinou pela harmonia composta nos objetos, que tantas vezes mudava de sitio na minha cabeça, como um xadrez, para ter o espaço como eu o visionava e o sentia e queria que os outros sentissem , acabou por se tornar também uma realidade. A reabilitação de peças antigas surgiu naturalmente , os moveis que ninguém quer , a escrivaninha dos bisavós , um piano desdentado , um candeeiro sem pé , uma peça partida guardada há anos , oratórios esquecidos no sótão dos amigos ,quadros feridos como pássaros , molduras baças , estanhos invernosos , enfim tudo tem passado por um atelier Maya , onde não pode faltar um piano Francês do sec. XIX , reabilitado , de som brilhante e castiçais repletos de anjos
.E assim comecei com anjos e a especializar-me na sua pintura e tentando ser audaz, indo do clássico ao contemporâneo e principalmente enamorei-me das suas asas, que me fascinam em cada peça, que vai surgindo, com graus de exigência cada vez maiores. Foi quase um Natal que me aconteceu e um retorno à vida com presépios, uns mais artesanais, outros mais artísticos e que vos pretendo mostrar, com aplicações múltiplas em decorações Natalícias plenas de romantismo e amor, porque o amor faz falta e pode estar bem mais perto do que imaginamos.Estarei aqui cada dia, para desvendar tudo o que aprendi e partilhar convosco não só o conhecimento e as técnicas que vou desenvolvendo, mas os santos que estou a trabalhar no momento e os oratórios que podem sempre ter pinceladas diferenciadas e os tornam sublimes ao nosso olhar.
Que as asas que eu pinto e saro dos cortes, quedas, bafios e malotes de sótãos escuros, se tornem em luz que alimente todos os que se apaixonem como eu por elas e que as imagens que surjam das minhas mãos possam estar cada dia mais perto do divino e da gratidão pelos dons de Deus.
Gratidão e Paz desejo para todos, mesmo os que não têm asas e nunca ousariam voar.
Na "Golpe de Asa", cada peça que criamos é uma expressão única de arte e design, refletindo a paixão e a dedicação que colocamos no nosso trabalho. Utilizamos uma combinação de materiais primas cuidadosamente selecionados, que não apenas garantem a qualidade e a durabilidade das nossas criações, mas também respeitamos o meio ambiente.
As nossas peças são predominantemente confecionadas em gesso , resina , pó de mármore e madeira . Estes materiais foram escolhidos pelas suas características únicas e específicas, permitindo-nos explorar uma ampla gama de designs e acabamentos. O gesso, com sua superfície lisa e maleável, é perfeito para moldagens modernas. A resina, por sua vez, proporciona resistência. Os nossos acabamentos são uma verdadeira celebração da técnica e da tradição. Incorporamos vernizes de vitral para criar efeitos luminosos e profundos, além de secantes e ceras que proporcionam um toque final refinado. A folha de ouro, usada para douramento, é aplicada com precisão, adicionando um toque de opulência às nossas peças e refletindo a estética do barroco e do renascimento. Estes acabamentos não apenas embelezam as peças, mas também trazem uma narrativa rica, enraizada na história da arte.
Na "Golpe de Asa", também nos dedicamos ao restauro de arte sacra e religiosa assim como de figuras não católicas, onde respeitamos as fontes iconográficas tradicionais, mas também fazemos questão de inovar. Utilizamos técnicas mistas algumas das quais foram criadas por nós, para dar nova vida a obras que merecem ser apreciadas nas suas formas mais autênticas. O respeito pela arte e pela história é um princípio que nos guia, e a inovação é o que nos distingue.